Afinal o que são as hormonas vegetais?

São substâncias orgânicas que desempenham uma importante função na regulação do crescimento. No geral, são substâncias que atuam ou não diretamente sobre os tecidos e órgãos que os produzem ,em quantidades muito pequenas, respostas fisiológicas especificas (floração, crescimento, amadurecimento de frutos etc).

E agora? Mais esclarecido/a? Não? Então investiga o blog ;D

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Hormonas Vegetais e Agricultura

                                                          (imagem retirada do google)


Que impactos terão as hormonas na agricultura? Serão úteis ou prejudiciais? Vamos ver... ;)


O crescimento e o florescimento das plantas devem-se a mecanismos biológicos, que na agricultura demostram ser factores muito importantes.
Hormonas vegetais, compostos orgânicos produzidos por plantas, geralmente em um local diferente daquele onde são usados. Tais hormonas, em baixas concentrações, regulam o crescimento e as reações fisiológicas das plantas.
Por exemplo:

As auxinas e giberlinas pulverizadas nas culturas, estas substâncias provocam a floração simultânea de plantações de abacaxi, evitam a queda permatura de laranjas e permitem a formação de uvas sem sementes. Prelongam o tempo de armazenamento das batatas.
Os tomates são colhidos ainda verdes, mas são pulverizados com etileno, quando chegados as prateleiras dos mercados, para amadurecerem. Isto para o tomate ter uma melhor qualidade.
A utilização de hormonas vegetais como ervicidas selectivos: alguns deles, como a 2,4 - D (ácido diclorofenoxiacético, uma auxina sintética) são inócuos para plantações de arroz, trigo, centeio, no entanto, destroem ervas daninhas de folhas largas como picões, dentes-de-leão...


Recentemente, uma grande quantidade de hormonas vegetais foi sintetizada e alguns são usados comercialmente para matar ervas daninhas ou cultivar frutas.

Mas isto ainda não acabou.....x)

Por vezes, são utilizadas grandes doses de hormonas para provocar a queda prematura de alguns frutos, como em macieiras e oliveiras de forma a reduzir o número de frutos, e assim, os que restam crescem maiores.
Deste modo, a agricultura intensiva utiliza compostos químicos, nomeadamente fito-hormonas sintéticas, resultando daí preços mais baixos e uma maior quantidade de alimetos.

Contudo...
O aprofundamento do estudo das hormonas também trouxe desvantagens para a agricultura... =S

Sem comentários:

Enviar um comentário